Filme Terra de Ninguém
No man’s land
Realizador: Danis Tanovic
Actores: Branko Djuric; Rene Bitorajac
Música: Danis Tanovic
Duração: 98 min.
Ano: 2001
Guerra da Bósnia ao rubro. O ódio e a desconfiança entre as diferentes etnias e populações que até há pouco tempo tinham convivido juntas, originou um conflito que ainda hoje não está completamente sanado. O filme é cru e conta uma história caricaturizada, como se fosse uma metáfora, envolvendo um soldado bósnio e outro sérvio que se encontram de repente na mesma trincheira num terreno que não pertencia a nenhum dos beligerantes. Qualquer passo em falso poderia fazer com que um dos lados desatasse a disparar.
Tentam sair dali. Por isso, vão falando um com o outro, negociando determinadas estratégias sempre baseadas na lei do mais forte e com a desconfiança mútua como pano de fundo. Mas não querem ao mesmo tempo perder a oportunidade de eliminar o adversário. Surgem entretanto novas figuras, como alguns elementos da ONU que resolvem intervir e também entra em cena uma jornalista que pretende tornar aquela situação num show mediático para todo o mundo e para a sua subida na carreira. Pouco a pouco, o facto inicial adquire proporções com tantos factores que se torna difícil solucionar a questão. Cada vez são mais os interesses que estão em jogo. O acessório ofusca o essencial… e o problema real por resolver…
No final, este filme com uma narrativa linear, revela com toda a simplicidade a falta de sentido da guerra, que por analogia se pode aplicar a tantas discussões do nosso mundo empresarial. Decisões tomadas a partir de ódios e rancores contra alguém, a incapacidade de criar confiança entre os elementos de uma equipa, a necessidade de apresentar resultados a qualquer custo perante a pressão da comunicação social e a falta de ponderação ao tomar as iniciativas que se julgam mais correctas. O filme é sobre a guerra e retrata a guerra, mas trata-se também de uma parábola sobre o modo como enfrentamos os nossos próprios problemas e como no fundo vivemos os nossos êxitos ou fracassos…
Tópicos de análise:
1. A desconfiança como factor desagregador de uma equipa.
2. A pressão da comunicação social na tomada de decisões.
3. Saber pedir conselhos e segui-los depois de ponderados.
4. Conduzir uma negociação requer concentração.
Encontra aqui uma curta apresentação de algumas dezenas de filmes, contendo os dados principais de cada um deles, um resumo e alguns tópicos de análise. Não se trata de filmes aconselhados por nós, mas apenas de algumas ideias que podem ajudar a escolher um filme ou a tirar partido dele do ponto de vista educativo.
Colaboração de Paulo Martins, Mestre em História e Doutor em Cinema.