14
Um conjunto de pensamentos, citações, frases célebres muito inspiradores sobre amizade.
A amizade é a aceitação positiva do limite. Chega um momento em que vais para tua casa e eu para a minha e isso não representa nenhum drama. Pelo contrário, sabemos que nos havemos de reencontrar; que, não nos vendo, não nos perdemos de vista; que o essencial permanece intacto na distância.
(José Tolentino Mendonça, in Nenhum Caminho será Longo)
- Não caminhes na minha frente, pois não posso seguir-te. Não caminhes atrás de mim, pois não posso guiar-te. Caminha apenas a meu lado e sê meu amigo.
(Autor desconhecido)
- Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado.
(Goethe)
- Na montanha os amigos não são descartáveis companheiros de divertimento: precisam mesmo uns dos outros, fazem parte uns dos outros, uns são os outros.
(Paulo Geraldo)
- Não se pode ter muitos amigos. Mesmo que se queira, mesmo que se conheçam pessoas de quem apetece ser amiga, não se pode ter muitos amigos. Ou melhor: nunca se pode ser bom amigo de muitas pessoas. Ou melhor: amigo. A preocupação da alma e a ocupação do espaço, o tempo que se pode passar e a atenção que se pode dar — todas estas coisas são finitas e têm de ser partilhadas. Não chegam para mais de um, dois, três, quatro, cinco amigos. É preciso saber partilhar o que temos com eles e não se pode dividir uma coisa já de si pequena (nós) por muitas pessoas.
(Miguel Esteves Cardoso)
- Os amigos que se fazem na montanha duram para sempre: nasceram da magra ração repartida debaixo das estrelas, de se apoiarem uns aos outros quando o que estava em jogo era a vida ou a morte, de cantarem juntos, das longas confidências testemunhadas apenas pelo vento.
(Paulo Geraldo)
- Se, depois de eu sair [da prisão], um amigo meu desse uma festa e não me convidasse, eu não me importaria nada. Sou perfeitamente capaz de ser feliz sozinho. Tendo liberdade, livros, flores, e a lua, quem poderia não ser feliz? Além disso, já não estou muito para festas. Já avancei demasiado para me preocupar com elas. Esse lado da vida acabou para mim, e atrevo-me a dizer que ainda bem. Mas depois de eu sair, um amigo meu tivesse uma dor, e se recusasse a permitir-me partilhá-la com ele, senti-lo-ia com muita amargura. Se ele me fechasse na cara as portas da casa do luto, eu voltaria uma vez e outra e pediria para ser admitido, para poder partilhar aquilo que tinha o direito de partilhar. Se ele me achasse indigno, incapaz de chorar com ele, senti-lo-ia como a mais pungente humilhação, como o mais terrível modo de a desgraça me ser infligida. Mas isso nunca aconteceria. Eu tenho o direito de partilhar a Dor, e aquele que é capaz de olhar para os encantos do mundo, e partilhar a sua dor, e compreender um pouco a maravilha de ambos, está em contacto directo com as coisas divinas, e chegou tão perto do segredo de Deus quanto alguém pode estar.
(Oscar Wilde, in De Profundis)
- O amigo que consegue estar calado connosco num momento de confusão ou desespero, que pode ficar ao pé de nós numa hora de desgosto e pesar, que tolera não saber… não curar…é este o amigo que verdadeiramente quer saber de nós.
(Henri Nouwen, 1932-1996)
- Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade.
(Aristóteles)
- Para se ser um bom amigo, tem de herdar-se, de coração inteiro, os amigos e os inimigos da outra pessoa. E fácil estar sempre do lado de quem se julga ter razão. O que distingue um amigo verdadeiro é ser capaz de estar ao nosso lado quando nós não temos razão. Amigos são, por definição, as melhores pessoas do mundo, as mais interessantes e as mais geniais. Os amigos não podem ser maus. A lealdade é a qualidade mais importante de uma amizade. E claro que é difícil ser inteiramente leal, mas tem de se ser.
(Miguel Esteves Cardoso)
- Não vos esqueçais de que é mais cómodo -mas é um descaminho- evitar o sofrimento a todo o custo, com o pretexto de não magoar o próximo; frequentemente o que se esconde por trás desta omissão é uma vergonhosa fuga ao sofrimento próprio, porque normalmente não é agradável fazer uma advertência séria a alguém.
(Josemaria Escrivá)
- Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.
(Autor desconhecido)
- Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças.
(James Fredericks)
- Substituir o amor próprio pelo amor aos outros é trocar um tirano insuportável por um bom amigo.
(Concepción Arenal)
- Ter amizade é uma coisa muito nobre, muito grande. Mas a amizade deve levar a ter actuações leais na vida, porque o amigo não pode ser um cúmplice. É-se cúmplice para cometer delitos, coisas vergonhosas. A amizade é para realizar, com outros, coisas boas boas a favor de outras pessoas. Se não, não é verdadeira amizade.
(Josemaria Escrivá)
- Pouco a pouco, porém, descobrimos que não voltaremos a escutar o riso claro daquele, que nos está vedado para sempre tal jardim. É então que principia o nosso verdadeiro luto, um luto que não é dilacerante, mas antes um pouco amargo. Porque nada, jamais, substituirá o companheiro perdido. Velhos camaradas não se criam. Não há nada que valha o tesouro de tanta recordação comum, de tantas horas más vividas juntamente, de tantas zangas e reconciliações, de tantos movimentos de coração. Estas amizades não se refazem. Ao plantar-se um carvalho, é vão ter a esperança de se poder gozar brevemente da sua sombra.
(Saint-Exupéry, in Terra dos Homens)
- Os amigos nunca são para as ocasiões. São para sempre. A ideia utilitária da amizade, como entreajuda, pronto-socorro mútuo, troca de favores, depósito de confiança, sociedade de desabafos, mete nojo. A amizade é puro prazer. Não se pode contaminar com favores e ajudas, leia-se dívidas. Pede-se, dá-se, recebe-se, esquece-se e não se fala mais nisso.
(Miguel Esteves Cardoso, in ‘Explicações de Português)
- Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto.
(Cícero)
- A melhor coisa que se pode fazer a alguém é levá-lo do erro à verdade.
(S. Tomás de Aquino)
- Quando procuro nas minhas recordações aquelas que me deixaram um gosto duradouro, quando faço o balanço das horas que contaram, descubro aquelas que fortuna alguma me teria conseguido. Não se compra a amizade de um Mermoz, de um companheiro a que as provações vividas em comum nos ligaram para sempre. Esta noite de voo e as suas cem mil estrelas, esta serenidade, esta soberania de poucas horas, não as compra o dinheiro.
E não compra também aquele aspecto novo do mundo depois das etapas difíceis, as árvores, as flores, as mulheres, aqueles sorrisos coloridos da frescura da vida que acaba de nos ser devolvida ao romper da manhã, todo o concerto de pequenas coisas que nos recompensam.
(Saint-Exupéry, Terra dos Homens)
- Diz-me, diz-me: isso é uma amizade ou uma algema?
(Josemaria Escrivá)
- Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade.
(Emerson)
- Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde…
(Aristóteles)
- Se há um lugar onde a integridade própria não é ameaçada pela falta de verdade e pela ausência de liberdade, ele é, sem dúvida, a amizade. Os amigos são pessoas que se preferem. Cada amigo é, por isso, uma rejeição de muitas outras. Querer ser «amigo de toda a gente», usar indeliberadamente as palavras amigo e amiga para descrever todos os conhecimentos indistintivamente, prezar a amizade como valor abstracto sem investir energicamente numa prática particular – tudo isto é um egoísmo guloso, escondendo a frieza e o interesse em reificações abstrusas de conceitos demasiado gerais, inevitavelmente presos a visões fraudulentas da «humanidade».
(Miguel Esteves Cardoso)
- Estranho não equivale a inimigo, mas a amigo que ainda não conhecemos.
(Gleen)
- O que mais impede de ter um bom amigo é o empenho em ter muitos. A amizade quer ser antiga.
(Plutarco)
- Os amigos verdadeiros são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados.
(Demetrio de Falera)
- A amizade é haver uma alma em dois corpos.
(Aristóteles)
- Ouve o conselho de quem muito sabe; sobretudo, porém, ouve o conselho de quem muito te estima.
(A. Graf )
- Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares.
(Anne-Therese Lambert)
- Uma amizade nobre é uma obra de arte a dois.
(Paul Bouget)
- As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.
(Provérbio chinês)
- Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles.
(Adam Parfrey)
- A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.
(Platão)
- A decadência da amizade entre nós deve-se à instrumentalização que tem vindo a sofrer. Transformou-se numa espécie de maçonaria, uma central de cunhas, palavrinhas, cumplicidades e compadrios. É por isso que as amizades se fazem e desfazem como se fossem laços políticos ou comerciais. Se alguém «falta» ou «não corresponde», se não cumpre as obrigações contratuais, é logo condenado como «mau» amigo e sumariamente proscrito. Está tudo doido. Só uma miséria destas obriga a dizer o óbvio: os amigos são as pessoas de quem nós gostamos e com quem estamos de vez em quando. Podemos nem sequer darmo-nos muito, ou bem, com elas. Ou gostar mais delas do que elas de nós. Não interessa. A amizade é um gosto egoísta, ou inevitabilidade, o caminho de um coração em roda-livre.
(Miguel Esteves Cardoso, in ‘Explicações de Português)
- Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. A minha sombra faz isso muito melhor.
(Plutarco)
- Desta maneira, a Terra é simultaneamente deserta e rica. Rica de jardins secretos, escondidos, difíceis de atingir, mas onde a profissão nos reconduz sempre, mais tarde ou mais cedo. A vida afasta-nos talvez, dos camaradas, impede-nos de pensar muito neles. Estão, no entanto, em qualquer parte, não se sabe bem onde, mas tão fiéis! E, se acaso os nossos caminhos se cruzam, sacodem-nos pelos ombros, com labaredas de alegria! Sim, temos o hábito de esperar…
(Saint-Exupéry, in Terra dos Homens)
- Um irmão é um amigo que Deus te deu; um amigo é um irmão que o teu coração escolheu.
(Autor desconhecido)
- Porventura não destruímos nossos inimigos quando os tornamos nossos amigos?
(Abrahan Lincoln)
- O vitorioso tem muitos amigos; o vencido, bons amigos.
(Provérbio mongol)
- A verdadeira amizade chega quando o silêncio entre duas pessoas parece ameno.
(Autor desconhecido)
- Existe alguma coisa melhor do que ter alguém com quem te atrevas a falar como contigo mesmo?
(Cícero)
- Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.
(Demétrio)
- A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.
(Francis Bacon)
- Serás avarento se conviveres com homens mesquinhos e avarentos. Serás vaidoso se conviveres com homens arrogantes. Jamais te livrarás da crueldade se compartilhares a tua casa com um torturador. Alimentarás a tua luxúria convivendo com os adúlteros. Se quiseres livrar-te dos teus vícios, mantém-te afastado do exemplo dos viciados.
(Séneca)
- Deus Nosso Senhor quis que eu fosse amigo do meu pai, e isto, evidentemente, evitou que tivesse más amizades.
(Álvaro del Portillo)
- A amizade é uma união de almas entre pessoas virtuosas. Porque: os maus têm cúmplices; os interesseiros, sócios; os voluptuosos, companheiros de vícios; os ídolos, admiradores; os políticos, partidários; os príncipes, cortesãos. (Autor desconhecido)
- Quando o teu amigo atravessar alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e fá-lo .
(Ed. Howe)
- Os homens compram tudo pronto nas lojas… Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.
(Saint-Exupéry)
- A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe.
(Jean Cocteau)
- Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.
(Amir Klink)
- Só respiramos quando estamos ligados aos nossos irmãos por um objectivo comum que se situa fora de nós; e a experiência mostra que amar não é olharmos um para o outro, mas olharmos os dois na mesma direcção. Só há camaradas quando eles se unem na mesma cordada, a caminho do mesmo cume, onde se reúnem.
(Saint-Exupéry, in Terra dos Homens)